O que fazer em Monte Verde

O que fazer em Monte Verde

Monte Verde, distrito da cidade de Camanducaia, se localiza na fronteira dos estados de Minas Gerais e São Paulo. A pequena cidadezinha atrai os turistas por suas maravilhas naturais e encantos típicos de cidade de interior. Por estar a apenas três horas de distância de Campos do Jordão, se consolidou uma alternativa para os turistas que buscam preços mais acessíveis e tranquilidade na região da Serra da Mantiqueira. Mas afinal, o que fazer em Monte Verde?

Antes de começarmos, é importante lembrar que Monte Verde tem o clima característico da região, um rigoroso inverno seco e verão chuvoso.  A alta temporada na cidade acontece durante o inverno, porém a baixa temporada não perde em atrativos, haja vista que a maioria dos pontos turísticos não são sazonais e também pelos preços mais em conta.

Vamos descobrir o que fazer em Monte Verde:

Festival de Inverno de Monte Verde

Todos os anos, os finais de semana do mês de julho recebem o Festival de Inverno de Monte Verde/Camanducaia. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Camanducaia conta com diversos shows, teatros, dança, oficinas culturais e circo. As apresentações são completamente gratuitas e de classificação livre para todos os públicos.

Escola de Falcoaria

A falcoaria é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Especialistas no assunto, a Escola de Falcoaria de Monte Verde promove a interação entre o homem e a natureza, proporcionando a experiência única do contato com o gavião asa-de-telha em pleno voo.

Patinação no Gelo

A pista de patinação no gelo do distrito foi idealizada durante os anos 80 e está aberta ao público desde o ano 2000. A atração fica disponível durante todo o ano e é uma das maiores pistas fixas localizadas no Brasil, com 200m² de gelo. A estrutura oferece monitores especializados para atender até 50 patinadores de todas as idades, sendo um programa divertido para toda a família.

Fábrica de Chocolate Gressoney

A fábrica de chocolates Gressoney foi a primeira chocolateria artesanal fundada no distrito de Monte Verde e está localizada na Avenida Monte Verde, a principal via da cidade. Com mais de quarenta anos de história, se tornou um ponto turístico da cidade ao abrir as suas portas para os visitantes, os permitindo assistir à produção em primeira mão através de paredes de vidro. A fábrica está localizada na Avenida Monte Verde, principal via da cidade.

Circuito Fazenda Radical

Para os amantes de adrenalina, está localizado a apenas 5km de Monte Verde o Circuito Fazenda Radical. O local conta com diversas atividades radicais mescladas com turismo ecológico como slackline, arvorismo, arco e flecha, passeios de quadriciclo e escalada. Porém, a atração principal é na verdade as Mega Tirolesas que juntas totalizam 950 metros de pura aventura e emoção ao desembocar em mata fechada. É possível comprar ingressos para todas as atividades e até pacotes no site da Fazenda Radical.

Cerveja

Passear pelo centro de Monte Verde além de muito agradável pode ser uma ocasião inesquecível para os amantes de cerveja. Na Galeria Suíça encontra-se o paraíso dos cervejeiros, o Arsenal da Cerveja. No local, além da venda de diversos tipos da bebida, é possível fazer uma degustação guiada por um sommelier de cervejas. Também no centro encontra-se a fábrica de cerveja artesanal Fritz que promove visitação de suas instalações, parada obrigatória para aqueles que apreciam a bebida. Para realizar o tour pela fábrica basta fazer reserva no restaurante ao lado e aproveitar.

Trilhas

Para aqueles que gostam de apreciar a natureza com mais proximidade através do trekking, Monte Verde também é conhecida pela grande quantidade de trilhas no Parque Verner Grimberg. Para iniciantes, são recomendadas as trilhas da Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Pedra Partida e Platô que são de dificuldade fácil. Algumas empresas da cidade disponibilizam equipes especializadas que guiam excursões nas trilhas a fim de facilitar o passeio e garantir a segurança em trilhas mais complexas, como a do Pico do Selado.

Trilha da Pedra Redonda
Trilha da Pedra Redonda. Foto: Rafael Vianna Croffi