organizar viagem para a Europa

9 passos para organizar uma viagem para a Europa

Organizar uma viagem para a Europa não é como organizar viagens para outros lugares. Normalmente é uma viagem mais longa, que pode envolver vários países, cidades, transportes e meios de hospedagem. Ou seja: é uma viagem que envolve planejamento! 

Por isso, separamos alguns passos que podem te ajudar a fazer o planejamento das suas férias, para que sua viagem para a Europa seja perfeita!

> 1º COMPRE SUA PASSAGEM DE AVIÃO

Este é considerado o primeiro passo porque é possível que você encontre passagens promocionais que podem determinar a sua viagem para a Europa, pois definirá quantos dias você terá disponível para viajar. Portanto, caso você encontre uma passagem promocional para qualquer cidade da Europa na época que você quer, corra e compre! Com a rota certa você vai aproveitar a sua viagem independente de onde você chegar.

> 2º FAÇA UMA LISTA COM AS CIDADES QUE VOCÊ MAIS QUER CONHECER

Essa lista é muito importante para você não perder o foco! Coloque em ordem de prioridade as cidades que você mais quer visitar na sua viagem para a Europa. Mesmo que a lista fique grande, não se preocupe! Anote as cidades que você tem curiosidade em conhecer, que nos próximos passos você vai organizar tudinho.

> 3º MARQUE AS CIDADES PREFERIDAS EM UM MAPA

Vamos supor que você vai chegar por Lisboa e tem muita vontade de conhecer Porto, Madrid, Barcelona e Paris. Marcando as cidades em uma mapa, você é capaz de visualizar melhor qual seria a melhor rota entre as cidades. Dessa forma, fica mais fácil de calcular as menores distâncias entre cada uma e otimizar o seu tempo. Você pode pegar um mapa de papel e marcar com canetas, ou até mesmo no próprio Google Maps!

Além disso, fazendo isso você economiza muito tempo pesquisando transporte entre as cidades. Normalmente, quanto menor a distância, mais barato é o transporte – e mais barata e prática fica sua viagem para a Europa.

> 4º PESQUISE QUANTOS DIAS VOCÊ DEVE FICAR EM CADA CIDADE

Já escrevemos um post falando quantos dias ficar em cada cidade da Europa e acreditamos que isso é um dos fatores mais importantes para a sua viagem ser perfeita. Você pode organizar isso anotando quantos dias pretende ficar em cada cidade em uma planilha!

> 5º ENCAIXE AS CIDADES COM A QUANTIDADE DE DIAS QUE VOCÊ TEM DISPONÍVEL

Essa pode ser a parte mais difícil: eliminar as cidades que são menos prioritárias da sua lista. Se você tiver sorte, você também pode acrescentar cidades que você não tinha cogitado antes, mas que podem entrar no roteiro com os dias que sobraram.

> 6º DECIDA OS MEIOS DE TRANSPORTE IDEAIS ENTRE CADA CIDADE

Essa pode ser a parte mais trabalhosa, mas com certeza a que definirá seu orçamento final! Pesquisar o preço e decidir de cada forma de transporte (ônibus, trem, avião ou carro) que você irá utilizar entre cada cidade é extremamente importante. Lembrando que também é bom calcular os custos extras, como transporte até aeroporto, bagagens extras e outros. Muitas vezes uma viagem de avião aparenta ser mais barata do que a de trem ou ônibus, mas quando somamos todas as taxas e descolamentos, fica mais caro.

Observação: a variação de preço e disponibilidade do transporte entre os dias pode acabar te levando de volta ao 5º passo.

> 7º ESCOLHA A HOSPEDAGEM

Agora que você tem os dias definidos é o momento de você escolher onde ficar. Qual é o orçamento que você tem para cada diária? Escolha a hospedagem que mais faz seu estilo.

Use o Flingo! É um site que possui um sistema de monitoramento de hotéis. Assim que você fizer a sua reserva de hotel (seja ela com 10 meses ou 10 dias de antecedência), cadastre a reserva no site do Flingo. A partir daí, os robôs da plataforma vão trabalhar 24 horas por dia para encontrar um preço menor para você. E ah! Nessas buscas, é possível que ele encontre um hotel melhor e mais barato, mas sempre na mesma região – que você mesmo delimita.

> 8º FECHE SEU SEGURO VIAGEM

Diferente de vários países, a compra de um seguro viagem para visitar a Europa não é uma escolha. Para visitar qualquer país da Europa você deve ter um seguro que cubra toda a sua viagem. Caso você não tenha e te peçam comprovantes na imigração, isso pode até terminar em deportação! Você não quer que sua viagem para a Europa vá por água abaixo, não é mesmo?

Alguns cartões de crédito fornecem seguro viagem para quando a compra da passagem foi feita utilizando o cartão, então aproveite as promoções das operadoras de cartão!

> 9º REVISE O ROTEIRO E COMPRE AS PASSAGENS INTERNAS

Agora é o momento de finalizar todo o planejamento da sua viagem para a Europa. A partir desse momento você já tem todos os detalhes mais difíceis organizados, então é o momento de você começar a sonhar com seus passeios e fazer o planejamento de cada cidade!

 

Sentiu falta de alguma dica? Deixe um comentário e vamos acrescentar no post!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...